Tratativa de reclamações (SAC)

Segundo as portarias do Inmetro, a Tratativa de Reclamações é um requisito obrigatório para obtenção da certificação dos produtos.

A mesma descreve que o solicitante da certificação, deve dispor de uma sistemática para atender as reclamações dos seus clientes (SAC).

Para atender a solicitação das portarias, a empresa necessita de:

  • Formulários específicos;
  • Política;
  • Procedimentos;
  • Treinamento com base na lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor);
  • Treinamento com base na lei n° 9.933/99 (Competências do Conmetro e Inmetro).
  • Treinamento sobre regulamentos e normas aplicáveis ao produto;
  • Treinamento de noções de relacionamento interpessoal;

A Tratativa de reclamações não é obrigatória apenas para as empresas que possuem produtos certificados pelo Inmetro, mas sim, para todas as entidades prestadoras de serviços e/ou fornecedores de produtos. Pois, todas devem atender a lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

A J.C. ASSESSORIA  oferece as empresas:

  • Auxílio na elaboração das documentações necessárias;
  • Implementação da Sistemática;
  • Treinamento contemplando:
    • A lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor);
    • A lei n° 9.933/99 (Competências do Conmetro e Inmetro;
    • Regulamentos e normas aplicáveis ao produto;
    • Noções de relacionamento interpessoal.

Para mais informações entre em contato conosco.