Qual a diferença entre Certificação Compulsória e Voluntária?

entenda a diferença entre certificação compulsória ou voluntária.

Existem dois tipos de certificação, elas vão determinar se seu produto terá ou não obrigatoriedade no momento da Certificação.

Foram dividas dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: Certificações Voluntárias ou Compulsórias

A Certificação voluntária, não é obrigatória. Fica a critério das empresas realizar esse tipo de certificação. Para a realização da mesma deve-se procurar um organismo de certificação de produtos (OCP) e verificar se ele é acreditado para a certificação do produto (quando o mesmo tem portaria do Inmetro, exemplo: artigos para festas), ou se o OCP tem algum procedimento para a certificação do mesmo, que normalmente se baseia em portarias e/ou normas de produtos similares ou normas de ensaios do produto específico.

A Certificação Compulsória, é obrigatória. Neste caso as empresas devem verificar se, trata-se de produto que a certificação é através da avaliação da conformidade, necessitando de organismo de certificação de produtos (OCP), ou se, trata-se de declaração de fornecedor, que neste caso não tem a intermediação do OCP. As empresas devem seguir todos os regulamentos/normas aplicáveis ao produto antes da sua comercialização.

Você sentiu duvida ou ainda não tem certeza se seu produto se enquadra na certificação voluntária ou certificação compulsória? A J.C. Assessoria pode lhe ajudar.

Com 8 anos de experiência, oferecemos soluções completas e flexíveis para suas necessidades, aqui na JC Assessoria 4.0 resolvemos todos os problemas sem dores de cabeça ou burocracia.

Entre em contato com nosso time:

Fones: (11) 4388-3884 / 95229-8107

E-mail: contato@jcassessoria.net.br

Faça com que esse conteúdo chegue a mais pessoas. Compartilhe!